colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lenda da Peninha de Sintra - Duas Versões Longas


© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Fonte: Biblioteca Municipal de Sintra
Imagens: autor Flickr iPhil, e Arquivo do Caminheiro de Sintra


o cume da Peninha na primeira década
do novo milénio

Em todas as quatro versões da Lenda da Peninha, a história remete sempre para a época de D. João III, em que perto da Peninha em Sintra - e em algumas versões, especificamente em Almoinhas Velhas (nota: assinalado no mapa que se encontra no fim deste post), lugar perto da Malveira da Serra (Concelho de Cascais) - uma rapariga muda pastoreava um rebanho.

A pastorinha acaba por ficar com o poder de falar, e uma imagem de Nossa Senhora aparece na região da Peninha.

O povo, espantado pelo milagre e pelo aparecimento da imagem de Nossa Senhora, acaba por eregir uma pequena capela, hoje conhecida como Capela de Nossa Senhora da Penha, ou Santuário da Peninha:

::::: Primeira Versão da Lenda da Peninha

Conta-se que no reinado de D. João III havia no lugar de Almoinhos Velhos (nota: o correcto é Almoinhas Velhas) uma rapariga muda, guardadora de ovelhas e muito temente a Deus.


Aconteceu que um dia se lhe desgarrou uma ovelha do rebanho e fugiu pela serra até ao alto do penhasco.
A rapariga aí a foi buscar, mas quando chegou lá acima, toda chorosa e fatigada, viu, com grande espanto seu, uma formosa menina, que ao entregar-lhe a ovelha, lhe disse:

- Vai para casa e pede pão à tua mãe.
Ora como esse ano foi de grande fome pela seca e estiagem que houve, a rapariga atónita respondeu:
- Não o há em casa nem na dos vizinhos.
A menina lhe retorquiu:
- Abre a arca e lá encontrarás seis pães.

Foi para casa a pequena e contou a todos o que lhe acabara de acontecer, causando geral admiração aparecer com fala, admiração que subiu de ponto quando foram à arca e acharam seis pães.
Este milagre correu veloz por toda a povoação, a ponto de se efectuar uma romaria acima ao penhasco, não se encontrando a menina que havia aparecido à pastora, mas nas pesquisas foi encontrada entre os rochedos, oculta em uma lapa, a imagem da Virgem feita de pedra, que foi desde logo transportada para a ermida de S. Saturnino, mas desaparecida no dia seguinte, foram tornar a achá-la no rochedo, e isto se repetiu três vezes.

Conhecendo os devotos moradores que a vontade da Senhora era de ficar naquele sítio, fundou-se aí uma pequena ermida, que mais tarde, em 1673, caiu por ocasião de um tremor.


o cume da Peninha, no ano de 1884
em gravura de Caetano Alberto e co-autor desconhecido


Anos depois, um devoto ermitão, Pedro da Conceição, empregou todos os seus haveres na construção de uma igreja, dedicado a Nossa Senhora da Peninha.

O templo é pequeno, mas rico de construção, pois tem as paredes cobertas de belos mármores de cores, e em mosaicos.

Ali viveu o frei Pedro da Conceição em uma gruta trinta e cinco anos. A sua sepultura, que está da parte de fora da igreja, tem este epitáfio melancólico como o sítio: "Aqui jaz o Eremita de Nossa Senhora da Peninha, o irmão Pedro da Conceição. Pede um Padre-Nosso e uma Ave-Maria pelos benfeitores".


::::: Segunda Versão da Lenda da Peninha

Conta-se que no reinado de D. João III, na terra de Almoinhos-Velhos (nota: o correcto é Almoinhas Velhas), havia uma pastora muda que tinha o costume de levar as suas ovelhas a pastar ao cimo da serra.


Certo dia, uma das suas ovelhas fugiu, deixando a jovem pastorinha desesperada em busca da tal ovelha.

Após longas buscas observou ao longe uma senhora que trazia consigo a sua ovelha.


A pastorinha agradeceu muito da maneira que pôde, visto que esta não conseguia falar.


A senhora, aproveitando a ocasião, pediu à pastorinha que lhe desse um pouco de pão. A pastora explicou-lhe, gestualmente, que esse ano tinha sido mau e havia muita fome. A senhora deu-lhe então um conselho:


- Quando chegares a casa chama pela tua mãe e procura pão.


A pastorinha tentou-lhe explicar que isso era impossível, pois para além de ter a certeza de não haver pão em sua casa, ela não podia chamar pela sua mãe, pois era muda. Mas a senhora tanto insistiu que a pastora decidiu fazer o que esta lhe dizia.


Ao chegar a casa chamou por sua mãe e a sua voz fez-se ouvir em toda a sua casa.
Contou a história a sua mãe e apressou-se em procurar o pão. E qual não foi o espanto das duas quando dentro de uma arca encontraram pão que chegou para a aldeia inteira.


No dia seguinte, como prova de agradecimento, toda a aldeia subiu à serra e precisamente no sítio onde a pastorinha tinha encontrado a senhora, estava agora uma gruta com a imagem de Nossa Senhora.
Esse local passou a ser sagrado e mais tarde foi aí construída uma capela, conhecida por capela de Nossa Senhora da Peninha.


© O Caminheiro de Sintra



P.S.: Quanto à localização dos sítios mencionados neste blog, tive durante muito tempo a dúvida se a mesma haveria de ser aqui disposta ou não. Pela resolução positiva, peço que faça o melhor uso possível desta informação, o qual principalmente tem a ver com a preservação do património e a não poluição dos locais sob que forma for. Tendo boa fé em si, deixo-lhe aqui no mapa o percurso (seta verde - poderá ampliar o mapa para ver melhor), do lugar de Almoinhas Velhas, Concelho de Cascais até à Capela de Nossa Senhora da Penha ou Santuário da Peninha, em Sintra, Portugal:


Ver mapa maior