colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


domingo, 30 de maio de 2010

Lenda do Convento dos Capuchos de Sintra ou "A Tentação de Frei Honório"


© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Fontes: Biblioteca Municipal de Sintra
Imagens: autores Flickr (respectivamente) PesterussaTiago A. Pereirapmdcsb


O corredor do dormitório do Convento
dos Capuchos da Serra de Sintra
  O Convento dos Capuchos, sito no centro da Serra de Sintra, o qual foi sempre habitado por comunidades de frades da Ordem dos Franciscanos (também conhecida como Ordem dos Frades Menores devido ao seu voto de pobreza), é palco de uma lenda mais comummente conhecida como A Tentação de Frei Honório.

  Esta lenda centra-se num frade do Convento dos Capuchos, de seu nome Honório, que se deparou um dia com o diabo, que o tentou tentar sob a forma de mulher, tentação essa que Frei Honório ignorou.

  A lenda acaba por atribuir um impacto ainda maior ao simbolismo dos Capuchos na Serra de Sintra. De seis caminhos, é uma encruzilhada, que tal como qualquer outra da Europa ou mais especificamente de Portugal, se vê como o cruzamento com os caminhos do destino, o cruzamento com as outras vidas, o cruzamento com os medos, ou simplesmente o realçar desses, em especial se num ambiente propício ao aparecimento desse sentimento. Na Cultura Europeia, as encruzilhadas sempre foram tomadas como locais onde à noite os diabos e as feiticeiras se encontravam para celebrar os seus Sabat.
Janela que dá para a passagem da Casa das Águas
no Convento dos Capuchos em Sintra

  Uma encruzilhada, acaba também por ser o símbolo do próprio interior do ser Humano, nos seus vários caminhos de pensamentos, ideias, sentimentos, e emoções, que a sua percepção percorre dentro de si mesmo, encontrando - muitas vezes com surpresa - desconhecidos caminhos, ou outros desconhecidos símbolos que enlevam o medo. Assim acontece também - num misto de interior com o exterior - na lenda do Convento dos Capuchos de Sintra, ou na - suposta - "Tentação de Frei Honório".

  São agora apresentadas duas versões para esta lenda, sendo que a primeira é um excerto de um livro (incógnito), e a segunda um pouco mais completa. Embora isso, a primeira versão usa também o símbolo do fogo, equiparado ao diabo, o qual ao aproximar-se do local onde o diabo tentou tentar Frei Honório, logo se extinguia.


::::::Primeira Versão da Lenda do Convento dos Capuchos de Sintra:

"Da curiosa Relação do Castelo da Serra de Sintra, transcrevemos o presente trecho que nos falta da tentação do diabo ao virtuoso Frei Honório:
Saindo do convento de (Santa Cruz ou da Cortiça) para a parte de baixo do Carril, que vai dar ao penedo, em distância de tiro de espingarda, se venera uma cruz, que fez com o dedo em uma pedra tosca o venerável Frei Honório de Santa Maria, aparecendo-lhe o demónio para impedir e confessar uma pecadora, com a qual o fez desaparecer; e havendo vários incêndios na serra, assim que chegava o fogo a este lugar, se extinguia, ficando ileso desde a cruz até à cova da cerca onde habitava."


O Convento dos Capuchos na Serra de Sintra
com um fino manto de névoa


::::::Segunda Versão da Lenda do Convento dos Capuchos de Sintra:

"Um dos habitantes do convento de Santa Cruz ou dos Capuchos, foi Frei Honório, homem de muita fé e de grandes virtudes. Muito estimado e respeitado dos habitantes daquelas redondezas, ali viveu durante trinta anos, sofrendo dolorosa e resignada penitência. Seu corpo jaz na Igreja daquele curioso convento. Diz-se que certa vez, Frei Honório encontrou pelos campos uma linda rapariga, “para quem não olhou”, mas que o forçou a fazer alto. Exigia-lhe que a confessasse. O virtuoso monge, naquele ermo não tinha confessionário, e sem querer fixar a pequena, mandou-a para o convento em procura de outro confessor. A bela da moçoila não se conformou com a resposta e insistiu ao mesmo tempo com o bom religioso. Rubro como um tomate, s suar em bica - isto passou-se em Agosto - apressou o passo, sempre seguido daquela que lhe pedia absolvição ou penitência, até que, voltando-se e tapando o rosto com uma das mãos para fugir à formosura que o diabo encarnara para o tentar e perder, com a outra fez o sinal da cruz, a que a endiabrada e tentadora, respondeu com um grito, fugindo para não mais ser vista."

Em algumas edições, a esta segunda versão da Lenda do Convento dos Capuchos de Sintra, é ainda acrescentado:

"Então, Frei Honório, por castigo por ter caído em tentação, isolou-se a pão e água numa gruta existente no Convento (foto da gruta de Frei Honório, dos anos 50). E lá ficou até ao fim da sua vida."


© O Caminheiro de Sintra


P.S.: Quanto à localização dos sítios mencionados neste blog, tive durante muito tempo a dúvida se a mesma haveria de ser aqui disposta ou não. Pela resolução positiva, peço que faça o melhor uso possível desta informação, o qual principalmente tem a ver com a preservação do património e a não poluição dos locais sob que forma for. Tendo boa fé em si, deixo-lhe aqui no mapa (seta verde - poderá ampliar o mapa para ver melhor), o percurso do cruzamento dos Capuchos, até ao Convento dos Capuchos, na Serra de Sintra, Portugal:


Ver mapa maior