colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

D. Carlota Joaquina e a Quinta do Ramalhão - A Lenda do Agente Secreto de D. Carlota Joaquina



© Pesquisa, e texto: O Caminheiro de Sintra
Imagens: Arquivo do Caminheiro de Sintra



Na Quinta do Ramalhão

 Luís Garcia de Bívar, criou a Quinta do Ramalhão partindo apenas de um velho casal agrícola que no local já existia em 1470, criando também o Aqueduto do Ramalhão - isto em 1744.

 Em 1768 foi criado o Palácio do Ramalhão, através de D. Maria da Encarnação Correia, ao que logo a seguir se deu a breve estadia de William Thomas Beckford em 1787.

O Arco do Ramalhão
 D. Carlota Joaquina de Bourbon esteve por diversas vezes após 1802 no Palácio do Ramalhão, tendo mesmo aí chegado a viver após recusar jurar a Constituição Portuguesa de 1822.

 De um autor de nome César da Silva, chega-nos a Lenda do Ramalhão, ou a Lenda do Agente Secreto de D. Carlota Joaquina:

"Do outro lado da fronteira tinha ela seu irmão em condições quase idênticas às suas. Cativo se encontrava ele também, por assim dizer, em Cádiz, onde os constitucionais vitoriosos, para segurança própria, o vigiava cautelosamente. E aí, nesse cativeiro, amargava Fernando VII as violências que fizera praticar quando tomara conta do ceptro castelhano.



Mas esse cativeiro do rei e esse predomínio dos liberais não duraria muito porque, como atrás dissemos, a Santa Aliança, em breve interviria, restituindo a Fernando o seu poder absoluto.

Era bem natural portanto, que os dois irmãos (Carlota Joaquina e o referido Fernando VII) se pusessem logo em comunicação, combinando entre si os meios de se livrarem da deprimente situação em que se encontravam.

Diz-se que um certo fidalgo espanhol servia de intermediário entre eles, e que, por ser muito rigorosa a espionagem que o governo mantinha em volta do Ramalhão, o hábil comissário se disfarçava com um traje de camponês e que assim podia aproximar-se da rainha."


© O Caminheiro de Sintra


P.S.: Quanto à localização dos sítios mencionados neste blog, tive durante muito tempo a dúvida se a mesma haveria de ser aqui disposta ou não. Pela resolução positiva, peço que faça o melhor uso possível desta informação, o qual principalmente tem a ver com a preservação do património e a não poluição dos locais sob que forma for. Tendo boa fé em si, deixo-lhe aqui no mapa (seta verde - poderá ampliar o mapa para ver melhor), a Quinta do Ramalhão em Sintra, Portugal:


Ver mapa maior