colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lenda de Santa Eufémia (Ermida de Santa Eufémia de Sintra)


© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Fonte: Biblioteca Municipal de Sintra
Imagem: quadro da autoria de Fernanda Mattos e Silva


A Ermida de Santa Eufémia em Sintra
no ano de 1962
 "Diz-se que há muitos, muitos anos, na época em que os Bárbaros dominavam o Reino de Portugal, habitava em Sintra uma princesa muito boa e generosa, de nome Eufémia, estando esta apaixonada por um rapaz humilde. O seu pai, que era um rei austero e conservador, sempre foi contra o amor dos dois, e, por imposição deste, os dois apaixonados acabaram por deixar de se encontrar.

  Entretanto, o rapaz foi atingido por uma doença infecto-contagiosa na pele, que lhe abrangeu todo o corpo. A mãe do rapaz contou o sucedido à boa princesa que ficou desolada. Deste modo, Eufémia levou o seu amado ao alto da Serra de Sintra (hoje em dia onde se situa a capela de Santa Eufémia), ao lugar onde os dois costumavam encontrar-se e lavou-lhe todo o corpo com a água da fonte que ali existia.

  Aos poucos e poucos, as melhoras eram já visíveis, e em pouco tempo o rapaz ficou curado. Como prova do sucedido, a princesa Eufémia marcou o seu pé numa rocha; ainda hoje é visível a marca do seu pé e esse local foi transformado num oratório. O que sucedeu aos dois apaixonados ninguém sabe, o que se sabe é que a princesa ficou a ser adorada como Santa, a sua pequena imagem lá está na Capela de Santa Eufémia (Ermida de Santa Eufémia) e a água com que curou o rapaz seu amado é ainda por todos considerada como milagrosa."


© O Caminheiro de Sintra


P.S.: Quanto à localização dos sítios mencionados neste blog, tive durante muito tempo a dúvida se a mesma haveria de ser aqui disposta ou não. Pela resolução positiva, peço que faça o melhor uso possível desta informação, o qual principalmente tem a ver com a preservação do património e a não poluição dos locais sob que forma for. Tendo boa fé em si, deixo-lhe aqui no mapa (seta verde - para ver melhor poderá ampliar o mapa), a Capela de Santa Eufémia em Sintra, Portugal:


Ver mapa maior

14 comentários:

  1. Olá!
    Visitei hoje o local com umas amigas.
    E é muito agradável ver que a ermida está a ser recuperada, prevendo-se a completude das obras para dia 1-Maio, altura em que haverá uma grande festa.
    Na altura ficámos curiosas sobre qual a história de Eufémia, pelo que tenho a agradecer este esclarecimento.
    Saudações caminheiras,
    Gambuzina

    ResponderEliminar
  2. Cara Gambuzina,


    muito agradecido lhe fico pelas suas gentis palavras. Espero que Sintra as continue a maravilhar, se não em presença, em sentimento.


    Com os melhores cumprimentos

    O Caminheiro de Sintra

    ResponderEliminar
  3. Hoje tive a oportunidade de ir à Capela de Santa Eufémia e observar as obras. Realmente ficou com outra cara. Comparando com a última vez que visitei o local está bastante diferente e com muito bom aspecto. Espero que agora venha a limpeza dos arbustos em volta e um pequeno arranjo mais incisivo na zona envolvente. Existem alguns caminhos interessantes entre a Santa Eufémia, pousada da juventude e Palácio da Pena que não sei se foram limpos e arranjados. Se não, também já era altura...
    Ficam aqui duas fotos da Capela de Santa Eufémia de "cara lavada".
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=231806236845732&set=a.226399550719734.77158.100000490719142&type=1&theater
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=231806273512395&set=a.226399550719734.77158.100000490719142&type=1&theater

    ResponderEliminar
  4. Caro Bruno,

    obrigado pelas fotos do momento actual. Normalmente leva sempre algum tempo até Santa Eufémia ficar de "cara lavada", mas felizmente que consegue ficar. Os caminhos em volta até se poderá dizer que estão em muito bom estado neste momento, principalmente se nos lembrarmos como estavam aqui há uns anos.

    Com os melhores cumprimentos

    O Caminheiro de Sintra

    ResponderEliminar
  5. passei a dias por la e fikei maravilhada tanto km a paisagem kmo km a capela e vim agora descobrir mais sobre a santa.ainda bem ke existem pessoas ke nos contam estas belas historias ke fazem parte das nossas tradicoes e ke sao tao pouco divulgadas

    ResponderEliminar
  6. Cara Aneg,

    muito obrigado pelas suas palavras. Que Sintra possa continuar a maravilhá-la, e que possa continuar a encontrar quem divulgue histórias das tradições de todos nós.

    Com os melhores cumprimentos

    O Caminheiro de Sintra

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Sempre tive uma paixão pela Serra de Sintra e todo o seu misticismo desde muito nova.
    Soube só agora deste blog e pareceu-me muito interessante...
    Obrigada por dar a conhecer um pouco da história de um lugar tão fascinante!
    CristinaS.

    ResponderEliminar
  8. Cara Cristina,


    muito obrigado eu pelo seu contributo, e pela sua valorização d'O Secreto Palácio de Sintra. Espero que esse ajude a enlevar a sua paixão pela Serra de Sintra.


    Com os melhores cumprimentos

    O Caminheiro de Sintra

    ResponderEliminar
  9. Nossa....
    Desconhecia tal lenda...

    ...há mistérios que transpassam ao conhecimento do homem....

    Espero um dia ter a possibilidade de conhecer tal lugar....
    saudações,
    Daniela!

    ResponderEliminar
  10. Cara Daniela,

    agradeço o seu comentário e sugiro-lhe que sempre que possa vá conhecendo Sintra aqui, através d'O Secreto Palácio de Sintra.

    Com os melhores cumprimentos

    O Caminheiro de Sintra

    ResponderEliminar
  11. É pena que só se lembrem de santa Eufémia quando a lá "festa", pois se a capela e o espaço envolta ainda se mantêm é graças ao esforço ( físico e monetário) dos que zelam pela a igreja, visto mais ninguém é capaz de arregaçar as mangas e ajudar( criticar "faz doer menos as costas")

    ResponderEliminar
  12. daqui clarisse carvalho-obrigada mais uma vez por tudo que tem escrito.
    a capela é linda, e tem sido preservada e cuidada pelo padre e escuteiros de sintra.
    perto dali, da cruz, nas pedras que se situam por baixo, existe uma pedra que tem o simbolo :V com um o por cima, encravado na pedra...v- o ventre o sagrado femenino, o o sol , o masculino...
    fiquei bastante intrigada como, quando, terá sido feito o simbolo???em sta eufemia (eu femea) celebr-se o sagrado femenino...(a fonte, agua curativa, brota do ventre da mãe...)e muitos rituais foram feitos por trás da capela... há muitos muitos anos....
    pena que sujem tanto aquele sitio...ja limpei varias vezes aquele espaço, pois costumo mto visitara amigos ali, e fico lá uns dias...e apanham-se bons cogumelos ali perto do parque...

    ResponderEliminar
  13. Parabens pelo blog, que apenas descobri hoje... Resido em Sta Eufemia, um pouco a baixo desta capela, e simplesmente "amo" aquele lugar.

    Não existe sitio no mundo como sintra e a sua serra, capaz de gerar um bem-estar que se respira e se sente a invadir-nos a alma.

    Quero apenas pedir a todos os visitantes que venham mas, por favor, mantenham a serra de todos nós limpa.

    Bem haja a todos.

    ResponderEliminar
  14. Caro Filipe,


    muito obrigado pelas suas palavras, quer alusivas ao Secreto Palácio de Sintra, quer demonstrativas do seu amor por Sintra e Santa Eufémia, quer aquelas tão importantes de consciencialização por parte dos visitantes da Serra, as quais enfatizo.

    Deixo também uma pequena nota, para lhe dizer a si e a todos que estas palavras leiam, que muito em breve (nos próximos meses) aparecerão aqui no blog mais artigos sobre Santa Eufémia.


    Com os melhores cumprimentos

    O Caminheiro de Sintra

    ResponderEliminar

Caríssimo(a),

por favor sinta-se à vontade para aqui escrever aquilo que agora pensa ou sente.

Ver-nos-emos em breve, sem disso sabermos.

O Caminheiro de Sintra