colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sintra no Cinema III




© Pesquisa, compilação, e texto: O Caminheiro de Sintra


   Nesta última parte de Sintra no Cinema, são apresentados mais quatro filmes, também eles inseridos na Filmografia de Sintra de 2012. Encerra-se assim esta série de artigos dedicados aos filmes menos publicitados, antes de se prosseguir para alguns filmes que mereceram grande destaque e com facilidade chegaram ao grande público.
El Perro del Hortelano, aqui com uma imagem captada na
Sala dos Cisnes, no Paço Real de Sintra
   Pilar Miró em 1996 adapta a peça de teatro de Félix Lope de Vega, El Perro del Hortelano (baseada nos escritos gregos de Luciano de Samosata do século II d.C. (que como curiosidade escreveu aquelas que são consideradas as primeira obras de ficção científica, onde se inclui uma viagem à lua, "uma ilha redonda e brilhante suspensa no ar.") mantendo o mesmo nome para o filme. A adaptação para cinema utiliza o cenário português com vários locais de relevo, como o Palácio do Marquês da Fronteira, o Palácio de Queluz, e o Paço Real de Sintra. É esse que podemos aqui ver neste excelente documento audiovisual do programa Cine Magazine da RTP 2 (à altura, TV2), das filmagens de El Perro del Hortelano (O Cão do Hortelão), e também num excerto do filme que a esse se segue.





   O Processo do Rei (1990), de João Mário Grilo, retrata o momento de D. Afonso VI em que este é mandado aprisionar  num conluio que levaria o poder para as mãos de D. Pedro II, seu irmão. A rainha faria um pedido de anulação do casamento no Cabido de Lisboa, processo ao qual compareceram cinquenta e cinco testemunhas para depor em audiência pública, acerca da incapacidade sexual de D. Afonso VI.
O Processo do Rei, de João Mário Grilo, em excerto
na capela do Palácio da Vila

   O filme foi rodado na Herdade da Barroca, no Palácio da Bacalhoa, no Paço dos Duques de Bragança, e no Paço Real de Sintra, de histórias com o monarca relacionadas, como a do desgaste do chão no Quarto de Dom Afonso VI por aí estar aprisionado (quarto utilizado no filme Cartas de Amor de uma Freira Portuguesa), ou como o avistar de sinais de luz que fiéis seus lhe faziam das torres do Castelo dos Mouros na noite.

O Destino, de 1922
(imagem em link do site AmordePerdição.pt)
   O Destino, filme de Georges Pallu de 1922, foi encarado como o mais importante e completo dos quatro (O Primo Basílio, Tinoco em Bolandas, e Tempestades da Vida) da Invicta Filmes, e cujo argumento foi da autoria de Ernesto de Meneses (jornalista do Primeiro de Janeiro). O seu êxito foi de tal extravagância para a época, que chegou a alcançar sessenta exibições, e o 3º Visconde de Monserrate (Sir Herbert Frederick Cook) desejou adquirir uma cópia para exibir em Londres, muito também por força de uma parte do filme ter sido rodado na sua propriedade de Monserrate.

   Alegoria dos Sentidos, de 2010, de Nelson de Castro, Wilson Pereira, embora seja uma curta metragem com selo da Universidade Lusófona, é um filme que merece algum destaque devido à qualidade da imagem, bem como ao pano de fundo de Monserrate.

   O vídeo apresentado é um making of, em que se realça - para além do conteúdo e intervenientes do filme - a imagem em movimento de Sintra, e neste caso específico, de Monserrate.



© O Caminheiro de Sintra


Colecção Sintra, Imagem em Movimento:
::: Sintra e Seus Arredores em 1922
::: Sintra em "A Canção de Lisboa", em 1933
::: Sintra no Cinema I
::: Sintra no Cinema II
::: Sintra no Cinema III
::: Sintra no Cinema, em Controvérsia: Dois Filmes de Jesus Franco
::: Sintra nos Anos 40 do Século XX - "Ameaça!"
::: Sintra nos Anos 50 do Século XX
::: Sintra em 1954
::: O Mistério da Estrada de Sintra - Sintra no Cinema
::: The Ninth Gate - A Nona Porta - Sintra no Cinema
::: Reportagem Cinegráfica de A.C. de Macedo - Sintra em 1926
::: "Em Cintra" - ano de 1926 por Artur Costa de Macedo
::: Drácula em Sintra (Jess Franco)
::: Combat d'Amour en Songe - Raoul Ruiz e Sintra (Quinta da Regaleira)
::: Filmografia de Sintra: de 1897 a 1960
::: Filmografia de Sintra: de 1961 a 2012