colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sintra no Cinema II




© Pesquisa, compilação, e texto: O Caminheiro de Sintra


  Na continuação dos filmes que não chegaram à grande maioria do público, mais oito filmes são apresentados, embora nesta segunda parte também apareçam curtas-metragens. Com esta segunda parte de Sintra no Cinema, pretende-se dar a conhecer mais algumas obras que estão inseridas no catálogo da Filmografia de Sintra de 2012.

A Corte do Norte
  A Corte do Norte, 2008, de João Botelho, baseado no livro com o mesmo nome, de Agustina Bessa-Luís, 1987, com uma parte rodada na Quinta Miramar (Valle-Flor), em Sintra.

  A Severa, 1931, de José Leitão de Barros com o argumento realizado por Júlio Dantas, no Palácio de Queluz, observável a partir do minuto 7:40 do vídeo.


  E Amanhã..., 2011, um filme português com partes rodadas na Serra de Sintra e no Cabo da Roca.


Les Montagnes de La Lune
  O Desejado, 1987, um filme português de Paulo Rocha, baseado num clássico japonês da literatura, Romance de Genji, século XI. O Desejado teve uma parte filmada no Paço Real de Sintra, e em francês tem o título Les Montagnes de la Lune ("As Montanhas da Lua").

  Der Rosenkönig, de Werner Schroeter, de 1984 embora só tenha sido estreado no ano 2000 em Paris. Werner Schroeter acabou assim por nos anos oitenta se apaixonar por Sintra, onde também filmou o seu filme Deux, rodado no ano 2000, tendo também utilizado Sintra como cenário. Do Der Rosenkönig pode ver-se no primeiro vídeo o Castelo dos Mouros no minuto 3:20, e no segundo vídeo, em Deux, é apresentado um trecho filmado no Palácio da Pena à noite.



  Rua do Monte, 2006, uma curta metragem de Blake Farber, onde aparecem imagens do Parque e Palácio da Pena, tendo o filme o seu culminar na Estefânia, nas Escadinhas do Monte Estefânia.


  Vataça de Lascaris, 2012, uma curta metragem portuguesa de Miguel Vilhena, baseada na dama de origem bizantina com o mesmo nome que serviu a Rainha Santa Isabel. O filme ainda se encontra em fase de produção.

  Perseguido, 2011, uma curta metragem portuguesa de António Carlos Castro, da AcSc Produções.



© O Caminheiro de Sintra


Colecção Sintra, Imagem em Movimento:
::: Sintra e Seus Arredores em 1922
::: Sintra em "A Canção de Lisboa", em 1933
::: Sintra no Cinema I
::: Sintra no Cinema II
::: Sintra no Cinema III
::: Sintra no Cinema, em Controvérsia: Dois Filmes de Jesus Franco
::: Sintra nos Anos 40 do Século XX - "Ameaça!"
::: Sintra nos Anos 50 do Século XX
::: Sintra em 1954
::: O Mistério da Estrada de Sintra - Sintra no Cinema
::: The Ninth Gate - A Nona Porta - Sintra no Cinema
::: Reportagem Cinegráfica de A.C. de Macedo - Sintra em 1926
::: "Em Cintra" - ano de 1926 por Artur Costa de Macedo
::: Drácula em Sintra (Jess Franco)
::: Combat d'Amour en Songe - Raoul Ruiz e Sintra (Quinta da Regaleira)
::: Filmografia de Sintra: de 1897 a 1960
::: Filmografia de Sintra: de 1961 a 2012