© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Imagem: autor Flickr almeidafe
A Praia da Ursa, aqui captada por Fernando Almeida |
Ainda assim, é de realçar o paganismo no qual esta lenda assenta.
Um par de enormes rochedos emergem da água, a norte da Praia da Ursa, mesmo junto a essa, evocando a primeira enorme rocha em seu perfil, a imagem de um urso.
A lenda diz que há muitos milhares de anos, quando a terra era uma enorme bola coberta de gelo, aqui vivia uma ursa com os seus filhos. Quando o degelo começou , os Deuses disseram a todos os animais para abandonarem a beira-mar, mas a ursa não o fez, pois ali tinha nascido e ali queria ficar.
Os Deuses enfurecidos transformaram a ursa em pedra e os seus filhos em pequenas rochas dispersas à volta da mãe, que ali para sempre ficaram dando assim o nome à praia - Praia da Ursa.
Ainda de referir - e olhando para a Lenda da Praia da Ursa sob um ponto de vista científico pelo menos nos seus factos - que a era em que supostamente o Planeta Terra esteve totalmente coberto de gelo foi há cerca de seiscentos e cinquenta milhões de anos, e que os primeiros "familiares" do urso apareceram no período compreendido entre os trinta e oito e os dezoito milhões de anos atrás, de acordo com a possível evolução das espécies.
© O Caminheiro de Sintra
P.S.: Quanto à localização dos sítios mencionados neste blog, tive durante muito tempo a dúvida se a mesma haveria de ser aqui disposta ou não. Pela resolução positiva, peço que faça o melhor uso possível desta informação, o qual principalmente tem a ver com a preservação do património e a não poluição dos locais sob que forma for. Tendo boa fé em si, deixo-lhe aqui no mapa (seta verde - poderá ampliar o mapa para ver melhor), a Pedra da Ursa junto à Praia da Ursa no Parque Natural de Sintra-Cascais, Portugal:
Ver mapa maior