colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Subterrâneos de Sintra - Nova Colecção! (número 10)



© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Imagens: Arquivo do Caminheiro de Sintra


nichos que se encontram na Serra de Sintra

Sintra, naqueles que a visitam ou simplesmente naqueles que com emotivas palavras dela ouvem falar, expande-se por si, no imaginário desses, preenchendo esse espaço da forma mais romântica e fantasiosa.
O Monte da Lua, como também é conhecida a Serra de Sintra, guarda em seu manto verde, na misteriosa neblina, e nos túneis e nichos, sentimentos que são avivados por aqueles que os vêem ou que por eles passam.

as grutas feitas por mão Humana,
que dão ênfase ao misticismo de Sintra

Essa fantasia, esse enlevado romantismo, cria consoante as crenças do que a vida é, pendores para que essas ganhem mais força dentro da vida de cada um, através das emoções que ao serem avivadas, desejam confirmar-se para que cada um viva mais seguro de si.
Essa emotividade, essas emoções, obstruem a capacidade racional e o desempenho cognitivo, necessários para que se compreenda o que realmente na Serra se passou. Muito mais agradável é confirmar-se uma fantasia que rompe barreiras e quebra grilhões que nos prendem a realidades que não queremos viver, do que friamente analisar os factos, removendo os mantos do mistério. Contudo, quando se removem as emoções, quando se remove o manto do mistério que tão apaixonante é, o que fica é um calmo e harmonioso amor, que faz perdurar sem qualquer tipo de obsessão, aquilo que mais valioso para cada um é.


as construções, algumas delas ainda hoje
não inteiramente compreendidas no seu intuito

Os subterrâneos de Sintra, os túneis de Sintra, os misteriosos nichos em Terra ou rocha abertos, são para a maior parte dos que os vêem, uma interminável fonte de mistério. Para além disso, acabam por no desejo de cumprir o que de mais juvental existe em nós, de constituir um perigo em determinadas situações, nas quais a segurança é extremamente reduzida.

as aberturas e passagens dentro da terra de Sintra

Temos assim, para além da irrealidade da fantasia, do balancear irreal para algo que nos impede o desenvolvimento ignorando sublimados medos ou barreiras reais, algo ainda mais concreto e prático que tem que ver com a segurança da integridade física.

os poços, com pormenores curiosos ainda por serem desvendados

As abordagens realizadas neste conjunto de artigos sobre os subterrâneos de Sintra, sobre os Túneis da Serra de Sintra, desde as Minas de Água de Sintra até aos supostos Túneis Templários, pretendem assim apresentar hipóteses de uma análise racional dos factos com esses relacionados.
Recorde-se: quando a ferverosa paixão se vai embora, subsiste para sempre, o amor daquilo que mais querido é, e mais respeito merece.


© O Caminheiro de Sintra