colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sintra no Cinema I




© Pesquisa, compilação, e texto: O Caminheiro de Sintra


    De Sintra no Cinema, em três artigos são apresentados alguns dos filmes que não tiveram um grande alcance em termos do público no seu geral, mas que indubitavelmente acabam por ser importantes na possibilidade de serem apreciados os seus trechos que a Sintra reportam, assim guardando de forma involuntária, a memória de Sintra na história. Esta curta compilação insere-se na colecção Sintra, Imagem em Movimento, fazendo igualmente parte da catalogação de 2012 da Filmografia de Sintra.
The Invisible Circus
    The Invisible Circus, 1999, com Jordana Brewster, Cameron Diaz, e Christopher Eccleston, tendo sido utilizado o Chalet Biester para a sua rodagem em Sintra.

   Der Stand der Dinge (O Estado das Coisas/The State of Things), 1982, cujo realizador foi o conhecido Wim Wenders, que utilizou todo o elenco e staff do filme Le Territoire, de Raoul Ruiz, rodado também ele em Sintra. Os locais em Sintra utilizados foram a Praia Grande e a Praia das Maçãs, tendo grande parte deste filme sido rodada também em Lisboa.


    The Other Half (Lua de Mel Atrapalhada), 2006, uma comédia-romance tendo como pano de fundo Portugal, e com um pequeno excerto rodado em Sintra. No trailer pode observar-se o Castelo dos Mouros aos 0:36.


    The Compass, de Octávio Marques e Alberto Rocco, é um filme que se insere dentro da aventura e auto-descobrimento, na mudança de vida, no conhecer dos supostos ocultos segredos dessa e da história, muito dentro de modas como Carlos Castañeda, do livro A Profecia Celestina, ou do livro e filme documentário The Secret. Em Sintra, passou este pela Quinta da Regaleira.


    The Inner Life of Martin Frost (A Vida Interior de Martin Frost), 2007, escrito e realizado pelo escritor Paul Auster, baseado no seu livro O Livro das Ilusões (The Book of Illusions), 2002. Este filme foi todo ele filmado em Janas, Sintra.


    Deste Lado da Ressurreição, 2011, um filme português de Joaquim Sapinho, com uma parte filmada no Convento dos Capuchos, na Serra de Sintra.

Inquietude, de Manoel de Oliveira
  Inquietude, 1998, um conjunto de três histórias (de Prista Monteiro, António Patrício e Agustina Bessa-Luís) organizadas num filme de Manoel de Oliveira, com uma parte filmada na Quinta da Regaleira.

   A Man Could Get Killed (Dança dos Diamantes), 1966, de Ronald Neame e Cliff Owen, com James Garner, Melina Mercouri (que chegou a ser Ministra da Cultura na Grécia), e Sandra Dee. O filme foi todo ele rodado em Portugal, com a participação de alguns actores portugueses incluindo Virgílio Teixeira (protagonista do filme de 1945 José do Telhado), e uma parte em Sintra (minuto 54, planície saloia com a Serra de Sintra ao longe).




© O Caminheiro de Sintra


Colecção Sintra, Imagem em Movimento:
::: Sintra e Seus Arredores em 1922
::: Sintra em "A Canção de Lisboa", em 1933
::: Sintra no Cinema I
::: Sintra no Cinema II
::: Sintra no Cinema III
::: Sintra no Cinema, em Controvérsia: Dois Filmes de Jesus Franco
::: Sintra nos Anos 40 do Século XX - "Ameaça!"
::: Sintra nos Anos 50 do Século XX
::: Sintra em 1954
::: O Mistério da Estrada de Sintra - Sintra no Cinema
::: The Ninth Gate - A Nona Porta - Sintra no Cinema
::: Reportagem Cinegráfica de A.C. de Macedo - Sintra em 1926
::: "Em Cintra" - ano de 1926 por Artur Costa de Macedo
::: Drácula em Sintra (Jess Franco)
::: Combat d'Amour en Songe - Raoul Ruiz e Sintra (Quinta da Regaleira)
::: Filmografia de Sintra: de 1897 a 1960
::: Filmografia de Sintra: de 1961 a 2012