colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Casa da Gandarinha - Palácio Gandarinha (em frente à entrada sul do Parque da Liberdade em Sintra)


© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Vídeo: O Caminheiro de Sintra
Imagens: Arquivo do Caminheiro de Sintra




    Percorrendo a estrada de São Pedro em direcção a Sintra, onde antes da curva onde se encontra a fonte projectada por Raúl Lino é observável o edifício acastelado do Monte Sereno elevando-se entre as árvores no cume de um monte da Serra, chega-se mais à frente, após curva e contra-curva, até à discreta entrada do Parque da Liberdade.

o Palácio Gandarinha elevando-se em frente a uma das entradas
do Parque da Liberdade, em Sintra

    Em frente dessa, um edifício em ruínas leva os aromas da fantasia até aos confins da nossa mente.
   É conhecido esse como Casa da Gandarinha, ou Palácio Gandarinha ("Gandarinha", na localidade de Cucujães, Oliveira de Azeméis, onde nasceu o Visconde de Gandarinha).

    Em 1850, o terreno era propriedade do Conde do Lavradio (que ajudou a mediar o casamento entre D. Maria II e D. Fernando II), existindo a dúvida de que se existira nesse, já alguma construção. Isso porque num documento de 1888 entende-se que a casa (com a configuração que se encontra) tinha sido reedificada, e não edificada. Surge assim a data da sua construção.

a entrada principal da Casa da Gandarinha

  No entanto não é realmente elucidatório se teria existido uma tal construção no lugar da Casa da Gandarinha antes. E a ter existido, seria provavelmente uma construção de habitação, mais pequena ou degradada. 

    Mais se entende no referido documento, que o propósito de reedificação teria sido o de alugar o edifício - com as delineação arquitectónica como a vemos hoje - para funcionamento de um hotel, intenção essa do seu proprietário, o Visconde de Gandarinha, mais tarde, também Conde da Penha Longa.

as ruínas que subsistem com o embargamento das obras para hotel,
nos anos noventa

    Em 1905 a casa ainda não tinha sido habitada, nem tampouco o hotel funcionara, ao que parece por desistência de tal intento por parte do Visconde de Gandarinha.

edifício principal, traseiras, onde funcionou a "Escola Profissional Doméstica"
da Associação Internacional Católica para Obras de Protecção às Raparigas

    Já no século XX, o edifício foi doado a uma instituição católica. A doação inicialmente referida, diz-se que foi feita pela Viscondessa da Gandarinha, que tinha criado o Asilo da Gandarinha (mais tarde conhecido como Fundação Condessa de Penha Longa) em 1874. 

   A mencionada instituição católica era a Associação Católica Internacional para Obras de Protecção às Raparigas (hoje conhecida como "Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina"), que lá começou a funcionar com uma "Escola Profissional Doméstica" em 1937, actividade que se diz ter-se mantido até 1974.

a Casa da Gandarinha, vista do Lugar da Cruz,
tendo ao fundo a Quinta do Monte Sereno

   Nos anos 90, a casa foi vendida a um privado, que pretendia realizar a construção de um hotel. A construção avançou mesmo em força, até que a família dos doadores iniciais (Viscondes de Gandarinha ou Condes da Penha Longa) decidiu agir judicialmente por - tal como acontece com as habitações da Santa Casa da Misericórdia que são recebidas como doação e não podem ser vendidas - depois de ter sido doada, ter sido vendida a um privado (tendo como propósito final a tal construção do hotel, distando assim de qualquer intento misericordioso, implícito na doação inicial). Deu-se então o embargamento, que até hoje se mantém.



© O Caminheiro de Sintra

Pede-se a quem tenha memórias fotográficas do interior do edifício e da propriedade, ou relatos de recordações que deseje partilhar, o favor de entrar em contacto via e-mail.