colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


domingo, 8 de janeiro de 2012

Sintra e Seus Arredores em 1922 (filme documentário mudo)



© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Filme: Cinemateca Portuguesa



  A Cinemateca Portuguesa preservou e disponibilizou digitalmente a meio do ano de 2011, o filme intitulado "Cintra e Seus Arredores", do ano de 1922.

  Era esse parte de uma colecção de documentários da produtora Caldevilla Film, intitulada "Termas de Portugal", também conhecida como "As Águas e os Ares".

  Esta relíquia que a Cinemateca Portuguesa disponibiliza é um enorme contributo para a memória histórica de Sintra. Ao longo do filme que tem a duração de pouco mais de dez minutos e não tem som, podem ver-se conhecidos locais com formas e detalhes que já não os possuem. O Esguicho Manuelino numa das posições em que esteve no Largo Dona Amélia, a Calçada do Rio do Porto e sua fonte com muito movimento, a velha estrutura da estação de comboios de Sintra, a Várzea de Colares com os seus barcos a remo, e um delicioso pormenor - observável apenas nos frames iniciais - de um eléctrico a circular na Volta do Duche.

  É assim pois, para além de um marco histórico da imagem em movimento de Sintra, um precioso auxílio para a investigação histórica que se vê sempre com necessidade de se prender a pequenos detalhes para avançar.


© O Caminheiro de Sintra


nota: em dois fugazes momentos do vídeo não aparecem notas por o tempo de permanência das imagens ser muito curto: 10:49, o Salão Nobre no Palácio da Pena (também conhecido como Salão do Bilhar no tempo de Dom Carlos (a janela principal do dito salão é a Janela do Tritão); 11:06, o Quarto da Rainha, também no Palácio da Pena.


Colecção Sintra, Imagem em Movimento:
::: Sintra e Seus Arredores em 1922
::: Sintra em "A Canção de Lisboa", em 1933
::: Sintra no Cinema I
::: Sintra no Cinema II
::: Sintra no Cinema III
::: Sintra no Cinema, em Controvérsia: Dois Filmes de Jesus Franco
::: Sintra nos Anos 40 do Século XX - "Ameaça!"
::: Sintra nos Anos 50 do Século XX
::: Sintra em 1954
::: O Mistério da Estrada de Sintra - Sintra no Cinema
::: The Ninth Gate - A Nona Porta - Sintra no Cinema
::: Reportagem Cinegráfica de A.C. de Macedo - Sintra em 1926
::: "Em Cintra" - ano de 1926 por Artur Costa de Macedo
::: Drácula em Sintra (Jess Franco)
::: Combat d'Amour en Songe - Raoul Ruiz e Sintra (Quinta da Regaleira)
::: Filmografia de Sintra: de 1897 a 1960
::: Filmografia de Sintra: de 1961 a 2012