colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Palácio de Seteais - Lenda de Seteais (breve análise comparativa) - Parte II



© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Imagem: autor Flickr Pedro Prats


O Palácio de Seteais por entre
a vegetação que lhe é fronteira

  Esta lenda, tanto quanto se sabe, possui duas versões, muito semelhantes entre si. Ambas se situam no tempo, algures depois de 1147, aquando da reconquista de Lisboa e Sintra, sem uso da força, antes tendo os mouros se rendido sem oferecer qualquer resistência.

  Em ambas as versões da lenda, a acção desenrola-se na fuga dos mouros do Castelo de Sintra, e em ambas, um nobre português de nome Dom Mendo Paiva perto do castelo ou já colado às suas muralhas, surpreende uma jovem moura que entre a turba fugia com a sua aia.

  Numa lenda, a jovem moura possui o nome de Anasir e sua aia Zuleima, e a outra lenda, não faz qualquer menção aos seus nomes, mas refere o detalhe de que ambas fugiam por uma porta secreta.

  Nas duas versões da lenda de Seteais, Dom Mendo Paiva surpreende-as na sua fuga, fazendo com que a jovem suspire um “ai”.

  Seguem-se uma série de suspiros ou de “ais”, levando a aia a revelar que a jovem tinha sido amaldiçoada por uma feiticeira.

  Na versão na qual as mouras possuem nome, a jovem curiosa com a maldição, espicaçada por essa ou mesmo afrontando-a, suspira de forma consecutiva e provocatória para com o destino, o quinto e o sexto “ais”. Na outra versão, foi a descrença de Dom Mendo Paiva que provoca mais um suspiro, e o informar que as fazia prisioneiras, mais um.

  No mito dos nomes, Dom Mendo Paiva leva-as para uma casa, apaixonando-se posteriormente, a jovem moura por esse.

  Em ambas, Dom Mendo Paiva afasta-se para combater, e acabam por aparecer um grupo de mouros, na versão nomeada, tendo o chefe mouro o nome de Aben-Abed. Em ambas as estórias, o sétimo suspiro é dado quando a jovem moura é apunhalada no peito por uma adaga, fazendo com que Dom Mendo Paiva se torne num feroz caçador de mouros, ao ver a injustiça de alguém matar um seu patrício.

  No entanto, o local onde Seteais fica, fica nesta estória por descortinar como a ele foi atribuído, visto que numa lenda tudo se passou junto ao castelo mas em Seteais, e a outra não fazendo qualquer menção ao lugar de Seteais (ver post sobre a desconstrução da Lenda de Seteais).


© O Caminheiro de Sintra