© Pesquisa: O Caminheiro de Sintra
Fonte: Biblioteca Municipal de Sintra
Imagem: Arquivo do Caminheiro de Sintra
À direita, na distância, o Convento da Penha Longa |
"Este convento que era de frades jerónimos foi fundado em 1355 por frei Vasco Martins, mandado concluir por D. João I e reedificado por D. João III. Teve origem em uma ermida de Nossa Senhora, cuja imagem, segundo a tradição, foi achada naquele sítio. Penha Longa parece derivar de Pera Longa ou Pedra Longa, devido à estranha configuração de uma pedra, semelhante a uma pera, que encima o grupo de penedos, junto ao qual foi fundado este convento.
A sua igreja é de invocação de Nossa Senhora da Saúde, que era festejada antigamente por grandes círios, pelo Espírito Santo, festas que presentemente se realizam, embora sem a imponência e o pitoresco de outrora no Domingo do Espírito Santo, festas que na segunda feira seguinte, com grande concorrência dos povos de Sintra e Cascais. Pela extinção das ordens religiosas foi incluido este convento, e suas dependências, no número dos “bens nacionais”".
© O Caminheiro de Sintra
P.S.: Quanto à localização dos sítios mencionados neste blog, tive durante muito tempo a dúvida se a mesma haveria de ser aqui disposta ou não. Pela resolução positiva, peço que faça o melhor uso possível desta informação, o qual principalmente tem a ver com a preservação do património e a não poluição dos locais sob que forma for. Tendo boa fé em si, deixo-lhe aqui no mapa (seta verde - poderá ampliar o mapa para ver melhor), o Convento da Penha Longa em Sintra (agora hotel), Portugal:
Ver mapa maior