colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lenda da Fonte dos Noivados em Sintra



© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Imagem: Arquivo do Caminheiro de Sintra


A Fonte dos Noivados na Serra de Sintra
Da Eugaria, próxima de Colares em Sintra, encontrou-se na Biblioteca Municipal de Sintra a seguinte narrativa "recolhida a idónea senhora".

"Próximo da graciosa localidade da Eugaria, existia modesta fonte de finíssima água, que tem a sua história. Na noite de São João, não faltava nenhuma das raparigas daquelas paragens, a vir à meia-noite beber água e lavar-se nessa fonte, romagem que diziam elas lhes deparava noivos.

Parece, assevera a tradição, que aquele sistema hidro-matrimonial dava seguros resultados. Nenhuma deixava de se casar."



© O Caminheiro de Sintra


P.S.: Quanto à localização dos sítios mencionados neste blog, tive durante muito tempo a dúvida se a mesma haveria de ser aqui disposta ou não. Pela resolução positiva, peço que faça o melhor uso possível desta informação, o qual principalmente tem a ver com a preservação do património e a não poluição dos locais sob que forma for. Tendo boa fé em si, deixo-lhe aqui no mapa (seta verde - poderá ampliar o mapa para ver melhor), a Fonte dos Noivados em Sintra, Portugal:



Ver mapa maior