colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

The Ninth Gate - A Nona Porta - Cinema de Sintra




© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra


A Nona Porta, registo de Sintra em imagens em movimento
em 1999
  A Nona Porta (O Último Portal no Brasil) é um filme do realizador Roman Polanski, homem cuja vida é recheada das mais estranhas intempéries. Desde o assassínio em 1969 de sua namorada que se encontrava grávida, pelo grupo de seguidores do serial killer Charles Manson - e consequente escape à morte, visto que tinha ido duas semanas para Londres em filmagens - até à acusação de assédio sexual que o impede de voltar aos Estados Unidos da América. Daí que n'A Nona Porta a parte do filme passada em exterior em Nova Iorque ter sido rodada em Paris, e em interiores (escritório de Balkan) terem sido utilizadas fotografias de Manhattan.

  Numa abordagem trivial e comum, torna-se intrigante qual a verdadeira perspectiva de Polanski sobre A Nona Porta, visto que na sua autobiografia de 1984 diz que após a morte de Sharon Tate (a namorada pelos seguidores de Charles Manson assassinada) o seu gosto pela vida se tornou continuamente incompleto, e ao contrário da maioria das pessoas que encontram consolo na religião após tragédias com entes queridos, a ele provocou-lhe sentimento oposto, reforçando até "a fé no absurdo".

Johnny Depp, ou Dean Corso, ao portão do Chalet Biester
  A Nona Porta é uma adaptação de Roman Polanski da obra literária O Clube Dumas, do espanhol Arturo Pérez-Reverte, que numa entrevista referiu que nas adaptações das suas obras para cinema reconhece a sua história nos filmes apenas pelo seu superficial, e pegando no The Ninth Gate a título de exemplo, disse em concreto que reconhecia a sua mão apenas em algumas coisas, não passando o filme de uma "experiência amena e divertida", mas que a sua alma, o seu sentimento, não estavam lá. A obra original (El Club Dumas) de 1993, gira à volta de uma sociedade secreta obcecada com alguns clássicos da literatura, como os de Alexandre Dumas, père (sénior).

  Johnny Depp (Dean Corso), o actor principal, passa no filme por várias localidades, sendo uma delas Sintra.

  Em Sintra, as filmagens foram feitas no Hotel Central (Largo Rainha Dona Amélia / Terreiro do Paço Real de Sintra), na Estrada da Pena (estrada que sobe em direcção à bifurcação Castelo dos Mouros / caminho para o cruzamento dos Capuchos), e no Chalet Biester (na última sito), que recebe um grande enfoque, devido à importância circunstancial do guião (caso deseje, poderá também consultar o artigo sobre o Chalet Biester). Há quem creia que seria suposto a estação de comboios onde Johnny Depp desembarca, representar também a estação de comboios de Sintra, no entanto não aparenta ser uma estação de comboios portuguesa.

gravura do Dictionnaire Infernal, de Jacques Collin de Plancy,
mote da visita de Dean Corso (Johnny Depp) ao Chalet Biester
  Nos vários detalhes curiosos e observáveis no filme, um deles é na "casa de Victor Fargas" (Chalet Biester), em que mostrando esse o Dictionnaire Infernal de Jacques Collin de Plancy, diz que a primeira edição (aquela que segura) é de 1844, quando na verdade é de 1818, e apenas na sexta edição (aquela que realmente segura, ou pelo menos com idêntica capa) foram incluidos 72 desenhos de demónios.
o Chalet Biester, um dos panos de fundo
de The Ninth Gate
  Correu também o mito em Sintra - que ainda hoje se ouve - que aquando da realização do filme, tinha morrido um homem nas filmagens. O facto é que morreu mesmo. Chamava-se Victor Fargas, e tal acontecimento fazia parte do guião de A Nona Porta.

  No seu todo, e apesar dos ícones que rodeiam a história, trata-se de uma agradável aparição de Sintra, em total harmonia com o antes e o depois no filme, e onde se pode ver em 1999, o exterior e interior (nu) do Chalet Biester, bem como o interior do Hotel Central em Sintra.


© O Caminheiro de Sintra


Dois excertos do filme The Ninth Gate, aparecendo a parte de Portugal - e Sintra - a partir do minuto 6:45:





Colecção Sintra, Imagem em Movimento:
::: Sintra e Seus Arredores em 1922
::: Sintra em "A Canção de Lisboa", em 1933
::: Sintra no Cinema I
::: Sintra no Cinema II
::: Sintra no Cinema III
::: Sintra no Cinema, em Controvérsia: Dois Filmes de Jesus Franco
::: Sintra nos Anos 40 do Século XX - "Ameaça!"
::: Sintra nos Anos 50 do Século XX
::: Sintra em 1954
::: O Mistério da Estrada de Sintra - Sintra no Cinema
::: The Ninth Gate - A Nona Porta - Sintra no Cinema
::: Reportagem Cinegráfica de A.C. de Macedo - Sintra em 1926
::: "Em Cintra" - ano de 1926 por Artur Costa de Macedo
::: Combat d'Amour en Songe - Raoul Ruiz e Sintra (Quinta da Regaleira)
::: Filmografia de Sintra: de 1897 a 1960
::: Filmografia de Sintra: de 1961 a 2012