Castro Forte na edição de 1 de Junho de 2018 do Jornal de Sintra |
Este Castro não alude a uma fortaleza de pedra; trata-se antes de uma fortaleza humana do século XVI a qual a desonra não conseguiu corromper. Castro Forte foi como Luís Vaz de Camões o nominou em Os Lusíadas. Este Castro Forte era outro daqueles, daqueles...
«...outros em quem poder não teve a morte».
É assim que Luís de Camões canta D. João de Castro, o Castro forte em quem poder não teve a morte. E esta é mais uma das vezes em que aqui falarei do grande D. João de Castro. (...)
Abrindo a imagem (ou realizando download da mesma para o seu computador ou dispositivo móvel, e depois ampliando-a), poderá ler este meu último artigo sobre Sintra e sobre o Grande D. João de Castro, saído na edição do Jornal de Sintra de 1 de Junho de 2018.
Deixo ainda o convite para se associar à página de Facebook do Jornal de Sintra, um periódico histórico que completou em Janeiro deste ano os seus 84 anos!
E não se esqueça que também tem disponíveis online os meus anteriores artigos do Jornal de Sintra - para além daqueles de publicação exclusiva no blog.
ir para a página de Facebook O Caminheiro de Sintra |