colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


terça-feira, 5 de novembro de 2019

"Isolados na Serra (1.ª parte)" - Miguel Boim, Jornal de Sintra, 24 de Outubro de 2019


Isolados na Serra (1.ª parte)
na edição de 24 de Outubro de 2019
do Jornal de Sintra

    É no isolamento que muito em nós e também nos outros - pela sua ausência - conseguimos encontrar e compreender. Mas é também no isolamento de outros - de outros, do passado - que conseguimos perceber que por vezes a linha que divide loucura e excentricidade é extremamente ténue. Quer essa esteja relacionada com religião, espiritualidade, ou - para o caso, e relacionando isso com o passado - com a má vida.

    «"...Desgraçado. Diz um periódico de Sintra (Portugal) que foi há dias apresentado na autoridade local daquela povoação um súbdito espanhol que, atacado de uma singular monomania religiosa, divagava pela Serra de Sintra, tendo construído uma cova para a noite; comia somente castanhas cozidas e dormia em cima de umas ramas de pinheiro."

    Ainda o Parque da Pena não estava plantado, ainda nem sequer existia a Rampa da Pena, podíamos ler em castelhano a notícia que aqui transcrevi (ressurgida nos dias de hoje no Sintra Lendária). Para os espanhóis...
»

    Abrindo a imagem (ou realizando download da mesma para o seu computador ou dispositivo móvel, e depois ampliando-a), poderá ler este artigo da edição do Jornal de Sintra de 24 de Outubro de 2019.

    Deixo ainda o convite para se associar à página de Facebook do Jornal de Sintra, um periódico histórico que completou em Janeiro deste ano os seus 85 anos!

    E não se esqueça que também tem disponíveis online os meus anteriores artigos do Jornal de Sintra - para além daqueles de publicação exclusiva no blog.





ir para a página de Facebook O Caminheiro de Sintra