Edição que conta com o prefácio de Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, e tendo o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. |
No passado Sábado, 4 de Novembro de 2017, foi apresentado o livro Mafra Sacra - Memória e Património, para o qual contribuí com o artigo Rasto & Rastilho: O Coração de Mafra em Apontamentos Estrangeiros do Início do Século XIX.
Acompanhando as celebrações dos 300 anos do lançamento da primeira pedra do Real Edifício de Mafra, às 14h30 iniciou-se, na Basílica de Mafra, a Missa Pontifical na forma ordinária do rito romano, a seis órgãos, acompanhada por coro gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa.
Esta celebração foi presidida por Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Raymond Leo Burke, Cardeal Patrono da Ordem de Malta e recentemente nomeado por Sua Santidade o Papa Francisco como juiz do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.
Após a Missa Pontifical, às 17h30, deu-se lugar à apresentação do livro Mafra Sacra, na Capela do Campo Santo (entrada pelo claustro norte).
Esta apresentação foi acompanhada de apontamentos musicais cantados pela Schola Cantorum Sancti Andreae, o coro gregoriano da Paróquia de Santo André de Mafra, e contou também como oradores com os investigadores Teresa Leonor Vale e Monterroso Teixeira (antigo presidente da administração do Teatro Nacional de São Carlos).
O livro Mafra Sacra foi escrito por vários historiadores de arte, teólogos, professores e investigadores independentes, contando com o prefácio de Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, e tendo o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.