colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


segunda-feira, 3 de setembro de 2018

"Poetas e Sonhos" - Miguel Boim, Jorge Telles de Menezes, Jornal de Sintra, 31 de Agosto de 2018

Poetas e Sonhos
na edição de 31 de Agosto de 2018
do Jornal de Sintra

    Este é para mim um dos mais especiais artigos. Quando o escrevi quis celebrá-lo como trigésimo ao dedicá-lo ao poeta e sonhador Jorge Telles de Menezes. O Jorge já se encontrava adoentado há vários meses e quis com esta dedicatória fazê-lo sorrir, tal como a mim me continua a fazer quando da sua essência me lembro. Acabou por deixar-nos na semana em que este artigo ia ser publicado.

    A vontade de escrever este conteúdo surgiu com uma memória em que eu, o Nuno Vicente e o Jorge saíamos de um qualquer sítio e o poeta e sonhador que nos deixou começou a evocar um episódio de William Beckford aqui em São Pedro. Desse episódio o Jorge lembrava-se do poeta injustiçado; eu lembrava-me apenas da parte que o precedia, quando o poeta injustiçado, o Beckford, cavalgava rasgando o escuro da floresta com o véu de uma tocha, até instrumentos de sopro se terem em timbre mostrado através da espessa mata.

     Quando o escrevi lembrei-me ainda de outros poetas e sonhadores que Sintra aqui acolheu. Mas sempre com a essência e aquela memória do Jorge presente.

    « ...em inícios de Setembro, antes de chegarem à dita casa começaram na noite a ouvir, saindo da espessa mata, os sons de vozes e instrumentos de sopro. Eram os preparos que se davam para ali receberem a Rainha D. Maria I, naquela noite em que não corria aragem, naquela noite em que nem as chamas das velas junto das fontes sequer se agitavam.

    Passados dias, nesse mesmo Setembro de 1787, Beckford visitara a Penha Verde conhecendo a história do Grande Dom João de Castro. E novamente foi até à quinta onde hoje vive D. Duarte Pio de Bragança. Nessa noite em que a Rainha D. Maria I foi ali recebida, no seu chegar, sentou-se “defronte da janela de grades, detrás da qual eu estava”. Beckford, pelo seu estatuto, já deveria ter sido apresentado
(...) »

    Abrindo a imagem (ou realizando download da mesma para o seu computador ou dispositivo móvel, e depois ampliando-a), poderá ler algumas das palavras que foram inspiradas pela essência do poeta e sonhador Jorge Telles de Menezes.

    Deixo ainda o habitual convite para se associar à página de Facebook do Jornal de Sintra, um periódico histórico que completou em Janeiro deste ano os seus 84 anos. Não se esqueça que também tem disponíveis online os meus anteriores artigos do Jornal de Sintra - para além daqueles de publicação exclusiva no blog.

    E do Jorge continuará a ter sempre as suas palavras de poeta e sonhador.





ir para a página de Facebook O Caminheiro de Sintra