colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


domingo, 4 de abril de 2021

"Livros Lendários (1ª parte)" - Artigo de Miguel Boim no Jornal de Sintra (Lendas e Factos Lendários de Sintra)


Folha do Livro da Montaria original, que havia sido roubada em 1995.
Imagem do Ministério da Cultura de Espanha.


Livros Lendários (1ª parte)
publicado na edição de 12 de Junho de 2020
do Jornal de Sintra


    Continuando com a actualização dos artigos já publicados no Jornal de Sintra, é hoje a vez de Livros Lendários (1ª parte). Estes Livros Lendários permitem com que façamos visitas até passados distantes, como podemos observar nestes excerto do artigo:

    «...com a prática da Montaria um cavaleiro ficaria muito melhor preparado para as batalhas, ao invés dessa preparação se ficar somente pelas justas na Rua Nova, pois nestas justas o cavaleiro tinha apoios na parte de baixo do ventre que o atavam ao cavalo e os joelhos presos por faixas em redor desses. Para quem já tenha lido romances históricos com cavaleiros, estes são pormenores reais, partes do nosso passado. E até mesmo a Rua Nova era uma das mais amplas ruas de Lisboa e situava-se imediatamente a norte de onde hoje temos a Praça do Comércio, tendo ligações com essa através de ruas mais estreitas.

    A minúcia com que são descritos certos conhecimentos é soberba. Particularmente os conhecimentos de quem conseguia sentir na pele a vivências nas florestas e nos bosques. Não eram conhecimentos curtos, restringidos apenas a um mero facto como hoje tanto se vê e lê quando se olha para o passado; os conhecimentos abrangiam o passar dos quartos de hora, da neve, do sol, da altura do dia, da altura da noite...

    É explicado, por exemplo, que o orvalho...
»


    Abrindo a imagem (ou realizando download da mesma para o seu computador ou dispositivo móvel, e depois ampliando-a), poderá ler este artigo publicado na edição do Jornal de Sintra de 12 de Junho de 2020.

    Se reconhecer mérito neste trabalho de pesquisa sobre a História de Sintra - já com largos anos - poderá dar o seu contributo através do Patreon, ganhando com isso benefícios.

    Deixo ainda o convite para se associar à página de Facebook do Jornal de Sintra, um periódico histórico que completou em Janeiro deste ano os seus 87 anos!

    E não se esqueça que também tem disponíveis online os meus anteriores artigos do Jornal de Sintra - para além daqueles de publicação exclusiva no blog.



ir para a página de Facebook O Caminheiro de Sintra