colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


domingo, 8 de julho de 2018

"Armas de Sintra" - Miguel Boim, Jornal de Sintra, 29 de Junho de 2018

Armas de Sintra
na edição de 29 de Junho de 2018
do Jornal de Sintra

    Estas são as Armas que nos defendem e que defender queremos.
    Embora possa parecer um discurso belicista, estas Armas tratam apenas do passado e do presente de Sintra. Não numa lâmina de aço, mas em qualquer lâmina que contrarie o que negro ou desonroso seja para o município.

    Mas o uso de identificadores de casas ou de honra - e o ideal seria que de ambas sempre se tratasse - começou há muito muito tempo atrás, para até nós hoje chegar:

    ...destaco as cores que têm sido a cara do município ao longo das décadas que foram passando: o amarelo (ouro) e azul. Mais do que o seu significado em heráldica, nobreza para a primeira e ar para a segunda, prefiro lembrar-me não de um dos primeiros eléctricos da Praia das Maçãs (azuis) ao Sol de Verão, mas das palavras de Afonso de Albuquerque sobre Malaca, as quais procuraram no Reino encontrar algo que tão luxuoso fosse como aquilo que lá havia visto: "...porque ha hy mais ouro e azull em malaca que nos paços de simtra..."

    Não foram estas as únicas cores usadas, mas abrindo a imagem (ou realizando download da mesma para o seu computador ou dispositivo móvel, e depois ampliando-a), poderá ler este meu último artigo sobre as Armas de Sintra, saído na edição do Jornal de Sintra de 29 de Junho de 2018.

    Deixo ainda o convite para se associar à página de Facebook do Jornal de Sintra, um periódico histórico que completou em Janeiro deste ano os seus 84 anos!

    E não se esqueça que também tem disponíveis online os meus anteriores artigos do Jornal de Sintra - para além daqueles de publicação exclusiva no blog.





ir para a página de Facebook O Caminheiro de Sintra