© Pesquisa e texto: O Caminheiro de Sintra
Imagem: Arquivo d'O Caminheiro de Sintra
gravura pretendendo ter o valor das armas da Vila de Cintra, no ano de 1859 |
Sintra, tendo passado por várias grafias em latim e em português, passou em finais do século XVI / inícios do século XVII, a ver seu nome escrito com ‘C’: Cintra.
A modificação deveu-se ao período em que foram muito propagados os templos de Sintra ao sol e à lua, sob forte influência da poesia da época que incidia na deusa Cynthia - Artemisa (Grécia); Diana (Império Romano); Cynthia por supostamente ter nascido no Monte Kynthos, na Grécia -, aliando-a à Serra. A questão da relação da Serra de Sintra com a lua, bem como a dos templos, está ligada a tempos mais antigos, relacionados com referências escritas, e à época, orais.
Assim, ao longo - principalmente - dos séculos XVII, XVIII, e XIX, os historiadores - ou autores ligados aos factos históricos - diziam que Cintra era a corrupção do nome Cynthia - que supunham ter sido atribuído à Serra de Sintra.
Com o aprimorar dos estudos históricos - principalmente - no século XIX, os mesmos historiadores foram deparando cada vez mais com referências arcaicas do Reino de Portugal, em que em português e latim os termos utilizados para o termo que nomeia a Serra, começavam com ‘S’.
Por fim, depois da implantação da República, na Reforma Ortográfica de 1911 foram abolidas as formas mais próximas dos étimos latinos e gregos (respectivamente, e a titulo de exemplo: prompto; pharmacia) e substituídas por formas “mais limpas”. Foi aí que Cintra passou novamente a ser Sintra.
A influência da poesia que incidia sobre Cynthia, pode ser aqui apreciada - a título de exemplo - em Luís Pereira (Elegíada), já em finais dos anos de 1500:
Deu-lhe seu próprio nome a bela filha
De Latona [CdS: mãe de Artemisa/Cynthia] por ser já sua morada.
Vê bem no cume uma maravilha,
Que não cuido que fosse igual contada(...)
© O Caminheiro de Sintra
Poderá também consultar outro artigo n'O Secreto Palácio de Sintra presente: Etimologia de Sintra