colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O Mosteiro da Pena no Dia de São Jerónimo de 1743



© Texto e pesquisa: O Caminheiro de Sintra
© Grafismo: O Caminheiro de Sintra


o antigo Mosteiro da Pena, actual Palácio da Pena
grafismo de O Caminheiro de Sintra / Miguel Boim

Hoje, 30 de Setembro, dia de São Jerónimo, distam 272 anos até ao momento em que um raio, do céu caído, entrou pelo antigo Mosteiro da Pena (actual palácio da Pena).

A curiosidade desse ano de 1743 é espicaçada por o Mosteiro da Pena ter pertencido à Ordem dos Jerónimos; e o raio lá ter entrado, precisamente no dia em que se celebrava o dia de São Jerónimo, santo no qual a Ordem se inspirava.

E nem a oração que havia sido entregue por um anjo aos monges da Pena, lhes pôde valer naquele 30 de Setembro.

"Christus Rex venit in pace,
Et Deus homo factus est..."

O grafismo fi-lo para celebrar o dia. E o Mosteiro da Pena. E as histórias da História de Sintra, sempre tão cheia de fantasia.


P.S.: Se quiser saber mais sobre o antigo Mosteiro da Pena e suas histórias, tem no Sintra Lendária - Histórias e Lendas do Monte da Lua, um capítulo inteiro dedicado ao antigo Ninho de Águia de Sintra, no que toca à sua vivência humana.  Para conteúdo mais generalizado tem  ainda o Mosteiro, Palácio e Parque da Pena na Serra de Sintra de Tude de Sousa, e ainda O Palácio e o Parque da Pena, Fontes e Bibliografia Para Apoio à Investigação Histórica, vv. 1 e 2, de Jorge Muchagato.