© Texto e pesquisa: O Caminheiro de Sintra
© Grafismo: O Caminheiro de Sintra
o antigo Mosteiro da Pena, actual Palácio da Pena grafismo de O Caminheiro de Sintra / Miguel Boim |
Hoje, 30 de Setembro, dia de São Jerónimo, distam 272 anos até ao momento em que um raio, do céu caído, entrou pelo antigo Mosteiro da Pena (actual palácio da Pena).
A curiosidade desse ano de 1743 é espicaçada por o Mosteiro da Pena ter pertencido à Ordem dos Jerónimos; e o raio lá ter entrado, precisamente no dia em que se celebrava o dia de São Jerónimo, santo no qual a Ordem se inspirava.
E nem a oração que havia sido entregue por um anjo aos monges da Pena, lhes pôde valer naquele 30 de Setembro.
"Christus Rex venit in pace,
Et Deus homo factus est..."
O grafismo fi-lo para celebrar o dia. E o Mosteiro da Pena. E as histórias da História de Sintra, sempre tão cheia de fantasia.
P.S.: Se quiser saber mais sobre o antigo Mosteiro da Pena e suas histórias, tem no Sintra Lendária - Histórias e Lendas do Monte da Lua, um capítulo inteiro dedicado ao antigo Ninho de Águia de Sintra, no que toca à sua vivência humana. Para conteúdo mais generalizado tem ainda o Mosteiro, Palácio e Parque da Pena na Serra de Sintra de Tude de Sousa, e ainda O Palácio e o Parque da Pena, Fontes e Bibliografia Para Apoio à Investigação Histórica, vv. 1 e 2, de Jorge Muchagato.