A Rainha Mãe na edição de 23 de Fevereiro de 2018 do Jornal de Sintra |
Já se encontra disponível para leitura gratuita online o meu último artigo no Jornal de Sintra. A Rainha Mãe traz um ambiente do século XVI e as responsabilidades e amor que uma estrangeira no Reino de Portugal teve.
Ao final do dia que se seguiu ao de sua morte, o corpo da Rainha saiu do Paço de Enxobregas (actualmente Xabregas; antigamente local paradisíaco) acamado num esquife, acompanhado por cerca de dois mil cavaleiros segurando tochas. Milhares de mãos iam tocando nos varais do esquife à medida que esse ia atravessando as apertadas e sinuosas ruas da cidade amuralhada de Lisboa, por entre prantos e gritos de desgostoso e amargo querer do povo, recusando aceitar a decisão divina da sua partida deste mundo. Chegado a... (...)
Abrindo a imagem (ou realizando download da mesma para o seu computador ou dispositivo móvel, e depois ampliando-a), poderá ler este artigo da edição do Jornal de Sintra de 23 de Fevereiro de 2018.
Deixo ainda o convite para se associar à página de Facebook do Jornal de Sintra, um periódico histórico que completou em Janeiro os seus 84 anos!
E não se esqueça que também tem disponíveis online os meus anteriores artigos do Jornal de Sintra - para além daqueles de publicação exclusiva no blog.
ir para a página de Facebook O Caminheiro de Sintra |